terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

ROGAI POR NÓS





Mikhail Bakhtin, filósofo russo, estudioso de literatura e da linguagem, ao estudar as manifestações populares greco-romanas antigas, as representações, códigos e manifestações culturais das feiras medievais, construiu aquilo que denominou: Teoria da Carnavalização. Segundo Bakhtin, ela é composta por quatro elementos:  a Inversão, Excentricidade, Familiarização e Profanação. Sendo a Profanação, a principal delas. Assim, as restrições, leis e proibições, que sustentam o sistema e a ordem da vida comum, revogam-se durante o carnaval.

 “revogam-se, antes de tudo, o sistema hierárquico de todas as formas conexas de medo, reverência, devoção, etiqueta etc.”.

Bakhtin estudava a linguagem da cultura popular, suas raízes e motivações baseadas no riso, no burlesco, nas paródias: em toda ambivalência da vida que era traduzida pela linguagem humana na sua forma mais primitiva e original. Todavia, Ele era um homem recatado, até religioso, um intelectual raro e profícuo. Ainda hoje as suas obras são estudadas. Não obstante ter nascido de família nobre, morreu na miséria nos anos 1970.

Mas no Brasil, Bakhtin é fonte distorcida de citação da grande maioria dos acadêmicos brasileiros - sobretudo daqueles que não gostam de dar aulas, nem de estudar, para justificar suas idiossincrasias políticas e filosóficas da putaria, da imoralidade geral, da ditadura do relativismo - mesmo relativismo aético que hoje governa a nação.

Brasil: terra de carnaval eterno. Terra de sucessão de erros e vícios históricos. Terra de desigualdades várias. Terra de Macunaíma autofágicos, do canibalismo de valores, de princípios e do Belo.

Brasil: Uma bala perdida a atingir pessoas nas ruas, uma obra superfaturada, um menino arrastado num carro alegórico por bandidos, até a morte. Um buraco que engole homens sérios e honestos, junto com um turbilhão de trios elétricos, confetes e serpentinas.


- A Benção, São Bakhtin!

2 comentários:

  1. O PROBLEMA É ENTENDER OU MELHOR TENTAR PRONUNCIAR A PALAVRA : BAKHTIN. NO MUNDO ATUAL O putin É MAIS FÁCIL, VEM DA DERIVAÇÃO DA PROFISSÃO MAIS ANTIGA, POR ISSO É MAIS FORTE E DINÃMICO... VEJA OS UCRANIANOS, COMO CANTAM, DANÇAM E FESTEJAM FINAL DOS JOGOS OLÍMPICOS DE INVERNO DE 2014.
    JÁ NO PAÍS TROPICAL, " ABENÇOADO POR DEUS " TUDO ROLA, MENOS ÁGUA, MENOS EMPREGO, MAIS BOLSA, MAIS DOLARES E MAIS ÉTICA NO CONGRESSO E SENADO. GRAÇAS A " DEUS " TUDO ABENÇOADO E SACRIFICADO NO DIA 05/10/2014. AGORA TEMOS A CARTILHA DO BONECO DE JARDIM DE GARANHUS PARA SEGUIR, CANTAR E DANÇAR FREVO.....
    RICHARD

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto, Luis Manoel. Um retrato muito fiel do tempo que vivemos neste país surrealista.
    Abrs,
    Maria de Lourdes Hortas.

    ResponderExcluir