DADOS BIOGRÁFICOS DE LUIS MANOEL SIQUEIRA


Nascido em Garanhuns, PE -1960. Começou a publicar pequenos contos aos oito anos de idade no suplemento infantil do Diário de Pernambuco, no Recife, onde viveu a infância.

Em 1977 venceu a Maratona Escolar Machado de Assis, em Pernambuco, promovida por Bloch Editores e Caixa Econômica Federal, participando do certame final na Academia Brasileira de Letras-RJ.

Em 1979 publicou um pequeno romance de estreia “A CIDADE DA LUZ AZUL” e participou das EDIÇÕES PIRATA, um grande movimento de escritores e artistas no Recife. Publicou pela Pirata  “A ÚLTIMA VALSA” e “MIGUEL, O GATO”, poesia, além de um romance, “ADEUS”. Em seguida, a novela “JAMAIS HOUVE TEVAS” pela Editora Universitária da UFPE.

Recebeu dois prêmios simultâneos da Academia Pernambucana de Letras, um para o romance “O LEÃO E A BARONESA” e outro para a novela “A IDADE DA PEDRA”. Publicou o conto infantil “A ESTÓRIA DO CAVALEIRO PERDIDO” pela Editora Coqueiro/Uzyna Cultural e o ensaio “SERÁ POR TI, SERTÃO (Ninguém Escreve ao Coronel Ludugero)” pela ERAS.

A Companhia Máscaras de Teatro encenou “NORMAN E O MOTOR DA SALA” em diversos teatros de cidades do Nordeste. Em 2011 publicou "A URGÊNCIA DE ANIMAR  O CORAÇÃO" (Poesia Reunida).

Publicou em 2013, pela Amazon (e-book) o romance “NERUEGA”, premiado com Menção Honrosa - Prêmio Cidade do Recife, pela Fundação de Cultura da Cidade do Recife, e a segunda edição de "A IDADE DA PEDRA".

Publicou "TODAS AS JANELAS DO MUNDO - Crônicas Reunidas" em 2015, como e-book, pela AMAZON e, ainda, “ O PEDIDO QUE FIZ AO MEU CACHORRO”, “BREVIÁRIO DE HERESIAS SERTANEJAS”,  “FAREWELL  ACAJU” .
Possui inédito: "DEUS TE GUIE, ZELAÇÃO".

Foi publicado em diversas antologias. Escreveu artigos em revistas, jornais, periódicos literários e científicos. Foi presidente da União Brasileira de Escritores – Núcleo de Petrolina e, também, comerciante, garimpeiro, agricultor, jornalista, consultor de órgão internacional para projetos de combate à pobreza rural.

Geólogo, com mestrado em Geociências. É Especialista em Recursos Minerais do Departamento Nacional de Produção Mineral do Ministério das Minas e Energia.


É contador de estórias oficial para o sobrinho mais novo, na hora dele dormir.